Portugal é visto como um país seguro e esse é o cartão de visita que faz com que muitos turistas escolham o nosso país como destino de férias. No entanto, dentro de Portugal, há concelhos mais e menos seguros. Assim sendo, para apresentar a lista dos concelhos mais perigosos do país, recorremos aos dados relacionados com a taxa de criminalidade. No top10 dos concelhos mais perigosos, dois deles são do Algarve.
O Algarve é uma das regiões preferidas dos turistas que vêm para Portugal e é lá que se encontra o concelho mais perigoso do país. Falamos de Albufeira. O portal Página Um divulgou os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que alertam para o facto de Albufeira ser o concelho com maior taxa de criminalidade. É que este concelho do Algarve regista 92,6 crimes por cada mil habitantes.
Crimes contra o património são os mais comuns em Albufeira (44,7 por cada mil habitantes), seguindo-se os crimes contra a integridade física (10,3 por cada mil habitantes). O segundo concelho mais perigoso do país é o de Mourão, no Alentejo, onde também se destacam os crimes contra o património e contra a integridade física.
A encerrar o pódio desta tabela está um outro concelho algarvio, desta vez o de Loulé. De salientar que os concelhos de Lisboa e Porto surgem apenas no 6.º e 8.º lugar, respetivamente, no que diz respeito à maior taxa de criminalidade. Avança também o Página Um que o maior problema de Lisboa e Porto não está relacionado com os crimes contra a integridade física.
No caso destes dois concelhos, o que os torna perigosos são os crimes contra o património, incluindo furtos e roubos.
Leia também: Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos