Os concelhos de São Brás de Alportel e de Tavira, no distrito de Faro, apresentam este sábado um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou também perto de 30 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre e Castelo Branco em perigo muito elevado de incêndio rural e mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em perigo elevado.
De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio vai manter-se em alguns distritos nos próximos dias.
O perigo de incêndio rural, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Nos dias de perigo muito elevado ou máximo é proibido fazer queimadas e utilizar máquinas motorizadas não dotadas de determinados equipamentos, como extintores e dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral da região Norte e, até ao final da manhã e a partir do final da tarde, no litoral da região Centro. A partir da tarde está prevista chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte.
Deverá registar-se uma pequena descida da temperatura máxima no Norte e Centro e uma pequena subida no sotavento algarvio.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os seis graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 19 (em Viana do Castelo) e os 30 (em Faro).
Leia também: Esta aldeia do Algarve faz lembrar Santorini e é digna de visita [vídeo]