Os faróis foram construídos para servirem de proteção e guia para os marinheiros, mas com a evolução tecnológica foram sendo cada vez menos necessários. Ainda assim, não deixam de ser um ponto de referência para quem está no mar e um monumento de interesse para quem os aprecia de fora e quer conhecer a sua história. Assim sendo, foi divulgada uma lista com os faróis mais impressionantes da Europa, que inclui um farol do Algarve.
Foram os utilizadores da plataforma de voos e hotéis, Jetcost, quem determinou quais eram os 20 faróis mais impressionantes da Europa. A lista integra três faróis portugueses, entre eles um algarvio. Trata-se do Farol de São Vicente, localizado na vila de Sagres. Este ergue-se dentro de uma fortaleza e foi construído no local de um convento medieval que, segundo a lenda, guardava os restos mortais de São Vicente.
É em Cascais que se situa um dos outros dois faróis portugueses que surge incluído no ranking dos mais impressionantes da Europa. O Farol de Santa Marta foi construído em 1864 e foi o primeiro Farol Museu em Portugal. Destaque para a antiga casa do faroleiro, que é hoje um museu onde pode ficar a conhecer como era a vida dos antigos faroleiros.
Por fim, o Farol do Arnel, na ilha de São Miguel, nos Açores, é o terceiro português que faz parte desta seleção de faróis. Este foi o primeiro farol a ser construído no arquipélago dos Açores e foi tradicionalmente utilizado como luz de aproximação aos navios que chegavam de Portugal continental. De salientar que a zona da Andaluzia, na vizinha Espanha, também surge muito representada nesta lista dos faróis mais impressionantes da Europa.
Leia também: Conheça a cidade do Algarve que foi em tempos o centro do mundo