Albufeira é uma das cidades mais conhecidas do Algarve e é uma das que recebe maior quantidade de turistas durante todo o ano. Fora da cidade, mas no mesmo concelho, está uma aldeia que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade e onde se encontra um dos poucos moinhos de vento do Algarve abertos ao público. Uma vez no seu interior poderá observar de perto o tradicional processo de moagem de cereais.
É a 12 km do mar que se encontra a aldeia de Paderne, apelidada pelo Expresso como a “aldeia encantada” no barrocal Algarvio. O castelo da aldeia, do qual restam apenas parte das muralhas, foi conquistado aos mouros em 1248 por D. Paio Peres Correia. Bem perto da aldeia que é também palco de um dos carnavais mais tradicionais do Algarve, assim como de feiras medievais, está um dos poucos moinhos de vento Algarvios abertos ao público.
Trata-se do Moinho do Leitão e ergue-se no topo do cerro com o mesmo nome. De salientar que este é um dos moinhos de vento mais antigos da freguesia de Paderne e caracteriza-se pela sua estrutura de pedra, areia e cal. A partir dali é possível observar a paisagem típica do barrocal algarvio, o mar e a serra. Aqueles que visitam o moinho têm a oportunidade de conhecer o processo de moagem de cereais.
O espaço encontra-se aberto de terça a sexta-feira, entre as 10h e as 13h. Aos sábados e domingos, o horário de visitas é alargado, pelo que o moinho se encontra em funcionamento entre as 10h e as 17h. Se visitar Paderne no mês de agosto aproveite para se juntar às celebrações da Noite Branca. Nesse período a aldeia veste-se de branco para dar destaque ao encanto da ruralidade e à paz humana.
Leia também: Tem 24 metros de altura e é uma das maiores cascatas do Algarve