O maior passadiço do Algarve tem 6 km de extensão, mas isso não significa que o passeio tenha um nível de dificuldade elevado. O percurso não é circular, pelo que terá de percorrer um total de 12 km se quiser começar e terminar o trajeto no mesmo ponto. Apesar de o passadiço não ter grandes desníveis, existem várias áreas de descanso para fazer uma pausa, sabendo que por perto pode também refrescar-se nas águas do mar algarvio.
Ao chegar à Praia dos Três Irmãos, em Portimão, irá deparar-se com algumas tábuas de madeira que dão forma ao chamado Passadiço de Alvor. O que provavelmente não sabe é que este se estende até ao pontão da Praia de Alvor, num percurso com cerca de 6 km. De um lado o mar, do outro a ria, ao longo da caminhada pelo maior passadiço do Algarve irá também passar junto das dunas e de pequenos sapais.
De acordo com o blog Vaga Mundos, qualquer altura do ano é indicada para percorrer este passadiço, dado que nos períodos de maior calor tem sempre o mar por perto para atenuar o efeito das altas temperaturas. De qualquer forma, a falta de sombras exige que se previna atempadamente, fazendo-se acompanhar de chapéu e garrafa de água.
Se optar por visitar este passadiço ao final do dia, conseguirá apreciar o pôr do sol sobre a Ria de Alvor. Note-se, contudo, que o ecossistema da ria é muito frágil, pelo que a melhor forma de o preservar passa por evitar sair da área delineada pelo passadiço.
Leia também: Longe da confusão, há uma praia do Algarve que está deserta até no verão