O Algarve tem vários coretos espalhados pelas suas cidades, mas há um que desempenha uma função importante na localidade onde se insere. É que apesar de ter sido construído no Porto, este coreto encontra-se no jardim onde os residentes se costumam reunir, para além de ali se realizarem concertos, festas, quermesses e feiras. Trata-se também de um legado da arquitetura do ferro oitocentista, em Portugal.
Na margem direita do rio Gilão poderá apreciar a baixa da cidade de Tavira. É lá que se encontra o famoso Marcado da Ribeira e é ali bem perto que está também o Jardim do Coreto. Com apenas três anos de diferença, o mercado foi construído primeiro, contudo, o jardim é conhecido pela curiosidade de o coreto ter sido construído no Porto. Chegou ao Algarve por via marítima e agora é o ponto de encontro dos tavirenses.
Enquanto a construção do coreto nos remete para o século XIX, o lago que o rodeia data de 1944. De acordo com a Associação Portuguesa de Jardins Históricos, o coreto constitui um marco na representação da arquitetura do ferro oitocentista. A mesma fonte avança que, outrora, existiam celeiros no local onde hoje se encontra o Jardim do Coreto.
Embora este jardim seja uma das principais atrações de Tavira, aproveite a sua passagem pela cidade para conhecer o castelo, assim como o hotel Vila Galé Albacora, que no passado foi uma estrutura de apoio às armações de pesca do atum. A partir do Mercado da Ribeira ou das Quatro Águas poderá também apanhar o barco que o levará até à ilha de Tavira. A Praia da Terra Estreita, do Barril e do Homem Nu são algumas das mais procuradas na ilha.
Leia também: Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve