O Algarve é um dos melhores destinos de praia do mundo e ao longo de toda a costa existem mais de uma centena de praias. Umas são maiores, outras mais pequenas, mas independentemente da sua dimensão, nos meses de verão, quase todas elas estão praticamente lotadas. Neste artigo destacamos três das praias mais pequenas do Algarve, que, para além de estarem entre as mais bonitas da região, são das mais difíceis de encontrar lugar para estender a toalha.
A vista do topo da escadaria que dá acesso à Praia do Camilo, em Lagos, é uma das mais fotografadas do Algarve. Também o areal, de muito reduzidas dimensões, é bastante concorrido. Com maré vazia não há espaço para muitos banhistas e, com a maré cheia, o areal fica ainda mais pequeno. Se quer garantir o seu lugar nesta praia terá de chegar à mesma de manhã cedo e posicionar-se o mais perto possível da escadaria de acesso. Assim, garante também o seu lugar nas horas de maré alta.
No concelho de Albufeira, a Praia dos Arrifes é definida pelo Algarve Portuguese Tourism como “uma das praias mais agradáveis do Algarve”. À semelhança da Praia do Camilo, também a Praia dos Arrifes tem um areal bastante pequeno, pelo que este fica lotado com frequência. A praia destaca-se pela beleza das rochas que estão dentro de água e encontra-se rodeada de falésias que protegem aquela pequena baía do vento.
Também em Albufeira poderá encontrar uma das praias que em tempos foi uma das mais secretas do Algarve. A Praia do Ninho de Andorinha apenas deixou de ser segredo quando passou a aparecer no Google Maps, dado que antes só era frequentada por aqueles que se deparavam com a mesma em passeios de caiaque. Ainda assim, é possível aceder à praia por terra, dado que existe um carreiro com degraus que desce do topo da falésia.
Leia também: Conheça as duas aldeias algarvias que são das mais bonitas do país