Junho é o mês da chegada do verão, as férias começam a aproximar-se, assim como os dias passados na praia. Se está no Algarve e não tem carro, ou se quer evitar o trânsito e a dificuldade em estacionar o veículo, o comboio regional pode ser uma opção. A linha de caminhos de ferro do Algarve estende-se desde Vila Real de Santo António até Lagos e algumas das estações ficam bem perto da praia ou do cais onde poderá apanhar o barco para aceder a um areal.
Não lhe chamam estação, mas sim apeadeiro. Ao sair do comboio no apeadeiro da Meia-Praia está a poucos passos daquele que é um dos maiores areais do Algarve. Trata-se da maior praia de Lagos e o areal tem cerca de cinco quilómetros. Numa ponta está a Marina de Lagos, na outra está a Ria de Alvor. No extremo nascente desta praia poderá inclusivamente encontrar o Forte da Meia-Praia, que durante vários séculos protegeu Lagos de ataques.
Também a estação de Lagos está relativamente perto de algumas praias, embora não esteja a uma tão curta distância quanto o apeadeiro da Meia-Praia em relação ao areal com o mesmo nome. A estação de comboios de Lagos encontra-se relativamente próxima da Praia da Batata e da Praia dos Estudantes. Pelo caminho irá passar pelo famoso Mercado Municipal, que privilegia a venda de produtos regionais.
Se preferir fazer praia numa das ilhas-barreira do Algarve, saiba que, ao abandonar o comboio na estação de Faro, estará a apenas alguns metros do Cais das Portas do Mar. A partir deste, tanto pode aceder à ilha Deserta, como ao Farol e à Culatra. O mesmo acontece se sair na estação da Fuseta A, já que esta se encontra perto do cais da vila piscatória de onde parte o ferry que assegura a ligação entre a Fuseta e a praia com o mesmo nome.
Leia também: Esta é uma das praias mais bonitas de Portugal e é quase impossível de visitar