A empresa de tecnologia de estacionamento EasyParkGroup que está a operar em Portugal desde 2021 conduziu um estudo sobre os preços de estacionamento em várias cidades do país dentro do seu sistema. O Algarve destacou-se como a região com os custos médios mais elevados para estacionar. Saiba agora quais são as cidades onde estacionar acarreta maiores custos no Algarve.
De acordo com esta comparação atualizada, Lisboa apresenta o custo máximo de estacionamento de 2 euros por hora, variando entre 0,8 euros e 2 euros por hora conforme a zona.
Em seguida, Albufeira destaca-se como a segunda cidade mais cara para estacionar em Portugal, com um custo de 1,5 euros por hora. “As cidades do Algarve são, efectivamente, das mais caras para estacionar com valores médios de 0,80€/hora em Lagos, Portimão e Faro”, segundo explica Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group, em comunicado citado pelo website Time Out Lisboa.
Apenas Tavira apresenta um custo inferior, com 0,7 euros por hora. Durante o verão, os preços podem variar nestas cidades devido à pressão turística, levando a aumentos temporários.
Por outro lado, as cidades onde é mais económico estacionar no ecossistema EasyPark são Macedo de Cavaleiros, com 0,5 euros por hora, e Mafra e Chaves, com 0,6 euros por hora.
Esta análise de preços surge após um levantamento europeu realizado pelo Grupo EasyPark, onde Portugal se posiciona como o segundo país mais acessível para estacionar.
“A comparação mostra que o preço médio de estacionamento na Europa é de 2,1 euros, o que está próximo do resultado do ano passado, 2 euros. Olhando mais de perto para a comparação do ano passado, Portugal continua a ser um dos países mais baratos”, de acordo com o mesmo comunicado, onde se faz referência que o valor médio por hora de estacionamento em Portugal é de 1,20 euros.
“Consideramos importante que os nossos utilizadores conheçam estes valores para evitarem surpresas. Claro que na capital os valores são naturalmente mais elevados,considerando o número de carros que entra diariamente em Lisboa. De acordo como IMT este valor ultrapassou no ano passado os 34 mil veículos. Ora, estes valores têm um elevado impacto no ecossistema de estacionamento e as cidades procuram formas de colmatar esta pressão aumentando os preços de estacionamento”, lê-se no mesmo comunicado.
A Diretora para Portugal do EasyPark Group refere ainda que “é importante que os condutores saibam também que há flutuações de preços sazonais em zonas turísticas, como é o Algarve, sobretudo considerando que neste momento já há algumas famílias de férias.”
Leia também: Fica em Portugal um dos lugares secretos mais bonitos da Europa