Em Setembro continua o ciclo de formação, com o Workshop “Sensação e Movimento” orientado pelo coreógrafo e bailarino Francisco Camacho.
“Atravessados pela poesia suscitada pelas imagens que constrói, citamos Herberto Hélder e o seu “Lugar Último”, cuja frase dá título a este texto. Não é lugar último absoluto este que evoco na memória cruzada por muitas identidades que Camacho foi suscitando para si, mas um lugar repetidamente vivido como derradeiro, num suspiro irrepetível, que se esvai de comoção na fragilidade potente da dança que é vida. Ele sim, nesse crescer para dentro sempre e ainda sempre a começar, sempre e ainda sempre, carrega esse tom do elogio que permite afirmar com acto de fé profana, “em tantos anos não ignoro como tudo amadurece/ neste lado de agora” [ainda com Herberto Hélder]”, passagem do texto de Claúdia Galhós – in, Dentro da carne, terrivelmente FRANCISCO CAMACHO/EIRA- Fev. 2018.
O workshop decorrerá no Palácio Gama Lobo, em Loulé no dia 19 de setembro entre as 10:00 e a 13:00 e das 14:00 às 17:30.
As inscrições estão abertas desde terça-feira até ao dia 15 de setembro.
Sobre o coreógrafo:
Francisco Camacho nasceu, vive e trabalha em Lisboa. É coreógrafo, bailarino, membro fundador e diretor artístico da EIRA.
Desde 1988 que as suas criações circulam pela Europa, América, Médio-Oriente, Ásia e África.
Ao longo da sua carreira foi galardoado com o Prémio Bordalo da Casa da Imprensa na área da Dança, em 1995 e 1997, e com o Prémio ACARTE/Maria Madalena de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1994 e 1995.
Coreografou e interpretou os solos ‘O Rei no Exílio’ (1991, filmado para a RTP, com realização de Bruno d’Almeida), ‘Nossa Senhora das Flores’ (1992, Menção Especial do prémio ACARTE/Maria Madalena de Azeredo Perdigão 1992/93), ‘Superman’ (2000), ‘Hitch’ (2003), ‘Coup d’État’ (2006), ‘O REI NO EXÍLIO – REMAKE’ (2013) e mais recentemente ‘E PUR SI MUOVE’ (2014).
Dirigiu as peças de grupo ‘Com a morte me enganas’ (1994), ‘Primeiro Nome: Le’ (1994, prémio ACARTE/Maria Madalena de Azeredo Perdigão 1994/95), ‘Dom São Sebastião’ (1996), ‘GUST’ (1997), ‘More’ (1998), ‘À Força’ (1998), ‘Em Troca’ (2001, coreografia para a Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique), ‘My Name is Wilde… Oscar Wilde’ (2001), ‘Silence so Sexy’ (2002), ‘LIVE|EVIL – EVIL|LIVE’ (2005), ‘RIP’ (2010), ‘LOST RIDE’ (2011),’ANDIAMO!’ (2012) ‘VELHⒶS’ (2019).
Apresentou espectáculos em co-autoria com Mónica Lapa (‘Bimarginário’, 1990), Vera Mantero (‘blá-blá-blá’, 1990), Carlota Lagido (‘Sporting Decadence’, 2000), Herwig Onghena (“LIVE|EVIL – EVIL|LIVE”, 2005) e Vera Mota (‘im-‘ 2009). Colaborou enquanto coreógrafo em ‘Hanare’ (2009), desenvolvido com Aldara Bizarro e por ela interpretado, e em ‘A Laura quer!’ (2019) com direcção artística de Sílvia Real.
Desenvolveu ainda intervenções para uma obra de Pedro Cabrita Reis em exposição no Museu de Arte Contemporânea de Bona (‘O Príncipe da Rua’, 1999) e para a exposição de Francis Bacon no Museu de Serralves (‘Laughter To My Heart’, 2003), bem como os projectos para espaços não-convencionais ‘Performers Anónimos’ (1999) e ‘Danças Privadas’ (2000).
Dançou com vários coreógrafos, destacando Paula Massano, Meg Stuart/Damaged Goods em ‘Disfigure Study’ (1991) , ‘BLESSED’ (2007), ‘All together Now’ (2009) e ‘UNTIL OUR HEARS STOP’ (2015), Alain Platel/Le Ballets C de la B em ‘Bonjour Madame, comment allez-vous aujourd’hui, il fait beau, il va sans doute pleuvoir, et cætera’ (1993) e Carlota Lagido em ‘Lilith’ (1998) e ‘Self – um auto-retrato em 39 partes’ (2004). Tem participado em debates, conferências e encontros internacionais, tais como o European Choreographic Forum 1, CrashLanding@Moscow e Cellbytes 2001.
Ensina regularmente no Fórum Dança e em cursos de licenciatura e mestrado das Escolas Superiores de Dança e de Teatro. Orientou workshops em vários países europeus, sul-americanos, asiáticos e africanos.
Estudou dança e teatro em Portugal e em Nova Iorque, nomeadamente no Merce Cunningham Dance Studio e Lee Strasberg Theatre Institute. Estudou voz com Lúcia Lemos, guionismo com Luís Falcão e escrita criativa com José Luís Peixoto.