Ao longo dos anos, os pais que vivem em Vendas Novas, no Alentejo, nunca desistiram de lutar para conseguirem ter novamente a guarda das filhas.
Depois de anos na Justiça, o caso foi levado ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. A mãe, Piedade Manteigas, alegou ter sido privada da autoridade parental e afastada das filhas. O tribunal sediado em Estrasburgo deu-lhe razão: os juízes realçaram que em nenhuma fase do processo foram mencionadas situações de violência, maus-tratos ou abusos sexuais.
Os pais pediam uma indemnização de 250 mil euros. O Tribunal Europeu entendeu dar 13 mil euros por danos morais e cerca de seis mil euros para custas judiciais.
A filha mais velha tem hoje 18 anos e foi adotada, uma decisão irreversível. A do meio tem 15 anos e permanece numa instituição devido a problemas psicológicos. A filha mais nova tem 14 anos, mas os pais não sabem onde está.
Os pais desejam agora que os tribunais portugueses deem seguimento ao caso e que, pelo menos, consigam recuperar alguns laços familiares.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL