Muitos portugueses viajam várias vezes até ao Algarve para passarem alguns dias junto de paisagens que bastantes pessoas apelidam de “deslumbrantes”. Para além das praias com águas cristalinas, destacam-se algumas vilas e cidades que mantêm a tradição da pesca e conquistam os turistas nacionais e estrangeiros com as suas ruelas, praças e miradouros com vista para grandes paisagens naturais.
Monte Gordo, Tavira, Portimão e Albufeira são alguns dos destinos mais escolhidos da região para visitar, mas há uma vila não tão conhecida que chega a confundir até quem é português. Falamos do Burgau, a vila situada mais a leste da Costa Vicentina. A vila do Burgau encontra-se à beira-mar e conta com uma pequena praia, cujo areal tende muitas vezes a desaparecer, especialmente no inverno, devido às ondas.
No verão, o areal tende a desaparecer, mas por outras razões. É que são muitos os que lutam por um lugar naquele pequeno espaço.
Ainda assim, o Burgau vai muito além da sua pequena praia. É que esta vila ergue-se ao longo de uma arriba e proporciona aos seus visitantes grandes vistas para o oceano Atlântico. As casas pintadas de branco e azul características desta vila algarvia chegam muitas vezes a confundir até quem é português, já que as suas cores e arquitetura levam muitos turistas a comparar o Burgau com Santorini, uma das mais famosas ilhas gregas.
De qualquer modo, após alguns minutos na vila, rapidamente irá perceber que está em Portugal e não na Grécia. É que a tradição da pesca a que ainda é possível assistir todos os dias no areal da praia, assim como a gastronomia que ali poderá apreciar, não deixam margem para duvidar de que o Burgau é mesmo uma vila portuguesa.
Leia também: Preço do azeite vai descer a pique. Saiba quanto vai custar a garrafa