Apesar de o verão ser tempo de calor, o vento que muitas vezes se faz sentir ou as nuvens que de quando em vez tapam o sol não convidam a mergulhos em águas mais frias. De qualquer forma, há uma praia portuguesa que lhe oferece a possibilidade de mergulhar numa piscina de água aquecida, que se encontra no meio do areal. O acesso é gratuito e, ali, a temperatura da água ronda os 29 graus.
Nesta época balnear, o Algarve deixou de ser a única região do país onde se pode mergulhar em águas com temperaturas mais elevadas. Agora, no norte de Portugal também é possível fazê-lo, uma vez que na Praia de Canide Norte, em Canidelo, foi instalada uma piscina com água aquecida. O projeto resultou de um investimento de quase 100 mil euros e o objetivo passava por combater o problema da água fria do mar e da nortada.
Foi assim instalada entre os bares Grão de Areia e Ar de Mar uma piscina com água do mar, cujas temperaturas chegam aos 29 graus. O acesso é gratuito e a piscina só pode acolher 50 pessoas de cada vez, pelo que só pode usar a infraestrutura durante um máximo de 30 minutos e deverá contar com algum tempo de espera para entrar. O horário de funcionamento é das 9:30h às 19:30h.
A NiT cita o comunicado da autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, em que garante que “a piscina é 100 por cento sustentável, uma vez que é usada água do mar, aquecida por painéis solares (energia renovável), e será monitorizada permanentemente”. De salientar que a piscina existe já desde 2022 e tem sido um sucesso, uma vez que se formam longas filas com os curiosos que querem experimentar mergulhar nas águas quentes do tanque.
Um pouco mais a sul, na Figueira da Foz, também poderá experimentar as piscinas de água salgada aquecida, que se encontram nas praias de Buarcos e da Claridade.
Leia também: Fica no Algarve e é uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal