A época balnear de 2024 já começou em praticamente todo o país, mas há uma praia que é das mais populares da Costa Vicentina e uma das vencedoras do concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal, que este ano não vai hastear a Bandeira Azul. Em causa está o festival de verão que decorre na localidade onde o areal se insere e que tem tido um impacto negativo na qualidade da água.
Só em agosto de 2023, mais de 85 mil pessoas rumaram à Zambujeira do Mar para mais uma edição do festival MEO Sudoeste. Enquanto os concertos não começam, muitos são os que aproveitam para se refrescarem num dos areais mais concorridos da região. Este ano prevê-se que o cenário se repita, mas os banhistas já não irão encontrar à entrada do areal a Bandeira Azul, que o ano passado se encontrava hasteada.
De acordo com o presidente da Associação Bandeira Azul, José Archer, tal deve-se ao impacto do festival de verão que decorre na localidade na qualidade da água desta área balnear. Uma vez que esta é uma das praias mais bonitas e mais procuradas do país, o presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, sublinha a “forte vontade de recuperar a Bandeira Azul da Praia da Zambujeira do Mar”.
Para além da Bandeira Azul, o presidente da Câmara Municipal de Odemira manifestou ainda o desejo de a Praia da Zambujeira do Mar conseguir o selo de Qualidade de Ouro na próxima época balnear, tal como avança a Rádio Sines. No entanto, para atingir o objetivo será necessário inverter o cenário que aponta para análises irregulares à qualidade da água desta praia.
Leia também: Nestas três tascas algarvias pode comer marisco por menos de 10€