É entre o Alvor e o Vau que se encontra uma das praias mais secretas do Algarve, à qual é possível continuar a atribuir este adjetivo, uma vez que só se pode aceder à mesma por via marítima ou através de um trilho que percorre uma arriba. Trata-se de um pedaço de areia entre falésias e o nome da praia deve-se a um pastor que terá vivido nas imediações. O difícil acesso ao areal faz com que esta praia continue a ser considerada selvagem.
A Praia João de Arens, em Portimão, reunia muitos dos requisitos necessários para se tornar praia oficial naturista. Para além de pequena, é isolada e procurada pelos adeptos do naturismo. No entanto, este pequeno areal situado na base de uma arriba não conseguiu o título de praia oficial naturista devido ao difícil acesso e ao risco de desmoronamentos. De qualquer forma, a praia continua a atrair jovens e turistas que apanham sol sem fato de banho.
Definida pelo jornal Expresso como um “pequeno pedaço de paraíso por descobrir”, a Praia João de Arens localiza-se na base de uma arriba com o mesmo nome, que se prolonga para o mar, saída de um pequeno pinhal. Se não quiser aceder a esta praia secreta através do trilho que percorre a arriba ou por mar, pode sempre esperar pelo período de maré vazia, já que é possível chegar à mesma através da praia vizinha de Barranco de Canas.
Antes ou depois da sua visita à Praia João de Arens, aproveite para explorar o percurso pedestre “Varandas sobre o Mar”, que tem cinco quilómetros de extensão e percorre a orla costeira. Ao longo do caminho irá encontrar vários corrimões de madeira, que lhe permitem percorrer o trilho com maior segurança.
Leia também: Esta é uma das praias mais bonitas de Portugal e é quase impossível de visitar