A cidade de Lagos é conhecida pelas suas praias e pelos trilhos que levam turistas e locais a apreciá-las a partir de diferentes perspetivas. Se vier de carro e estacionar perto da marina de Lagos, a primeira praia encontra-se a poucos minutos a pé. Até à Ponta da Piedade ainda terá de caminhar bastante, mas se se ficar pela praia cujo nome teve origem no naufrágio de um navio que transportava batatas, então o trajeto prevê-se curto.
Chama-se Praia da Batata e fica em frente ao castelo de Lagos e ao lado do Forte da Ponta da Bandeira. Embora sem certezas, reza a lenda que o areal recebeu este nome após o naufrágio de um navio, cujas batatas que transportava deram à costa. Entretanto a Praia da Batata passou a chamar-se Formosa, mas o nome não foi aprovado pela população e rapidamente passou para segundo plano.
De salientar que esta é uma das praias mais concorridas de Lagos, já que se encontra perto do centro histórico da cidade, assim como de vários hotéis, para além de estar a uma curta distância da estação de comboio. A Praia da Batata tem um pequeno túnel que dá acesso à vizinha Praia dos Estudantes. Avança o site Lagos Portugal Tourism que no verão este areal é vigiado, possuindo também acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
Antes de estender a toalha nas areias finas da Praia da Batata, pode sempre aproveitar para visitar o miradouro que se encontra acima da mesma. Ali terá uma vista panorâmica para a costa e conseguirá inclusivamente observar o extenso areal da Meia-Praia, também ela situada em Lagos. O espaço encontra-se pavimentado com calçada portuguesa e ergue-se ali uma estátua de São Gonçalo, o santo padroeiro de Lagos.
Leia também: Nesta praia fluvial do Algarve a água chega aos 30 graus