Trata-se de uma espécie vegetal originária do sudeste da China, mas foi introduzida na Europa como árvore ornamental e mais tarde no Mediterrâneo, como árvore de fruto. Com uma forma esférica e oval, de cor laranja ou amarela, esta fruta assume-se como uma importante fonte de Vitamina A, para além de ter benefícios para a pele.
A produção nacional da nêspera realiza-se sobretudo entre abril e maio, um pouco por todo o território nacional. Ainda assim, é no Algarve que a nêspera se encontra em maior abundância. De salientar que esta fruta é uma excelente fonte de Vitamina A, pelo que o consumo de cerca de cinco a seis nêsperas fornecem a quantidade recomendada desta vitamina, responsável pela boa saúde das mucosas e da pele.
De acordo com o site Nutrimento, as nêsperas são ricas em compostos flavonóides com propriedades antioxidantes, como o ácido hidroxibenzóico ou as epicatequinas, que são protetores naturais das células. Note-se ainda que esta fruta é também uma importante fonte de potássio e pectinas, um elemento que serve como regulador do colesterol.
O facto de a nêspera ser maioritariamente constituída por água faz com que esta fruta seja ideal para consumir em dias de muito calor. Para saber se uma nêspera se encontra em condições para consumir, deverá procurar aquelas que não apresentem zonas moles quando pressionadas levemente. Privilegie também aquelas nêsperas que se encontram totalmente maduras, caso contrário o seu sabor pode ser muito ácido.
Leia também: É aqui que vivem os mais ricos do país. Algarve está na lista