Aqueles que estão à procura de um carro novo para comprar costumam ter em conta um aspeto em particular, que se chama garantia. Todos os carros novos são obrigados por lei a ter três anos de garantia de fábrica, isto é, têm uma proteção oferecida pelo fabricante do carro. De qualquer forma, cabe a cada fabricante decidir se vai ou não oferecer aos seus clientes mais do que três anos de garantia.
Para além dos anos de garantia, os fabricantes costumam definir também um limite de quilómetros. Uma vez ultrapassado esse limite, o proprietário do automóvel deixa de estar protegido pelo fabricante.
Note que que a garantia dos automóveis cobre normalmente problemas com a correia de distribuição, a caixa de velocidades ou até com o radiador, assim como qualquer anomalia relacionada com componentes, como alternadores, baterias, sistemas de ignição e até alguns elementos dos sistemas de infoentretenimento.
Enquanto algumas marcas oferecem apenas três anos de garantia aos seus clientes, alguns fabricantes chegam a oferecer uma década de proteção, de forma a atrair novos compradores. É o que acontece com a Toyota, que, para além dos 10 anos de garantia, definiu um limite máximo de 180.000 quilómetros. No entanto, o Notícias ao Minuto avança que o cliente tem de ir anualmente ou a cada 15.000 quilómetros a uma oficina da marca e a garantia é renovada até ao limite dos 180.000 quilómetros.
Apesar de não oferecer tantos anos de proteção, a Hyundai destaca-se por ser a única marca de carros em Portugal que oferece na garantia quilómetros ilimitados. Quer isto dizer que, durante sete anos, todos os clientes da marca coreana estão protegidos, sem haver necessidade de se preocuparem com o número de quilómetros percorridos.
Leia também: Preço do azeite vai descer a pique. Saiba quanto vai custar a garrafa