No final de 2023 muito se escreveu sobre o facto de a cozinha portuguesa ter sido considerada a quarta melhor do mundo, segundo o TasteAtlas. O guia que fez a seleção das melhores cozinhas do mundo nomeou também os melhores pratos do planeta e há um prato português no Top15. Falamos das tradicionais Amêijoas à Bulhão Pato, que conquistaram o 12.º lugar da tabela e cujo nome surge em homenagem a um poeta português.
As Amêijoas à Bolhão Pato estão associadas ao poeta e ensaísta Raimundo António de Bulhão Pato. No entanto, engana-se quem pensa que foi este homem o criador do prato que está entre os melhores do mundo. Apesar de ter sido um famoso gastrónomo do século XIX, as Amêijoas à Bolhão Pato foram criadas no mesmo século pelo chefe de cozinha do Hotel Central de Lisboa, José da Mata, em tributo ao poeta que dá nome ao prato.
Posso fazer Ameijoas à Bolhão Pato em casa?
Se quiser recriar este prato em casa para seis pessoas precisará de 1,5 kg amêijoa depurada, uma cebola, seis dentes de alho, quatro colheres de sopa de azeite, molho de coentros, três colheres de sopa de vinho branco e um limão.
De acordo com o site do Pingo Doce, o primeiro passo consiste em certificar-se que as amêijoas estão bem depuradas, seguindo-se a lavagem das mesmas. Depois lave a cebola e os dentes de alho, corte-os em pequenas tiras, e leve ao lume com o azeite até começarem a alourar. Adicione de seguida os coentros picados e as amêijoas.
Resta agora regar os ingredientes com vinho branco. Uma vez terminado este processo, tape o tacho e cozinhe tudo em lume moderado cerca de cinco minutos ou até as amêijoas abrirem, agitando o tacho de vez em quando para que todas recebam calor por igual. Por fim, polvilhe com as folhas dos coentros e regue com o sumo do limão.
Leia também: Esta cidade do Algarve é o cenário da nova série da RTP