Enquanto alguns adeptos de praia são fiéis ao mesmo areal durante todo o verão, há quem procure novas experiências e ambientes diferentes. Se quiser fugir às praias do Algarve pode sempre rumar até à costa alentejana e visitar a maior praia do país. Com 45 quilómetros de comprimento, este areal no Alentejo é também a maior extensão de areia de praias da Europa e está à vista de todos aqueles que se sentam no lugar da janela de um avião com destino a Lisboa.
É entre o extremo da península de Tróia e a Praia de Melides que se encontra a maior extensão de praia do país e a terceira maior do mundo. Ao longo do tempo, este troço de areia foi sendo dividido em várias praias, nomeadamente as de Melides, Comporta, Aberta Nova, Carvalhal, Pego, Atlântico, Bico das Lulas, Tróia-Galé e Tróia-Mar. Em todas estas praias está hasteada a Bandeira Azul, um galardão que é atribuído aos areais que cumprem um conjunto de critérios ambientais e de segurança.
De acordo com a VERSA, a maior praia de Portugal encontra-se cercada por outros paraísos naturais, que se distinguem pela biodiversidade, nomeadamente o Parque Natural da Serra da Arrábida, a Reserva Botânica das Dunas da Península de Tróia e o Estuário do Rio Sado. Em 45 quilómetros de areal, mesmo nos meses de verão é possível encontrar um lugar para estender a sua toalha.
O Algarve tem também um dos maiores areais do país
Caso prefira fazer praia no Algarve, saiba que a Meia Praia tem também um dos maiores areais de Portugal. Com cerca de cinco quilómetros, este estende-se desde a Marina de Lagos até à Ria de Alvor. Na Praia de Faro, por exemplo, também é possível fazer praia sem muitas pessoas nas imediações, dadas as grandes dimensões do areal.
Leia também: Sou obrigado a abrir o porta-bagagens numa operação STOP?