O popular espelho de água da Fonte da Seiceira, no Ameixial, Loulé, reabre na quinta-feira às 12:00, depois de estar fechado durante três dias para limpeza, disse o presidente da Junta de Freguesia.
“Há muitos utentes e a maior parte não lava sequer os pés antes de mergulhar no espelho de água, o que nos obrigou a fechar o local, devido à sujidade acumulada”, explicou à agência Lusa José Fernando Carrusca.
De acordo com o responsável autárquico, a água está a ser filtrada para efeitos de limpeza e parte dela está mesmo a ser renovada.
Inaugurado em 2014, o local, situado na Serra do Caldeirão, na freguesia limitada a norte pelo distrito de Beja, é muito procurado por pessoas de todo o Algarve durante o verão, sendo normal haver nesta época diariamente autocarros a chegarem de localidades como Alcoutim ou Faro, refere o autarca.
“Temos tido muita procura e desde que a Câmara de Loulé fez um vídeo a promover o espelho de água, tem sido a loucura total. Não há espaço para mais ninguém”, sublinhou José Fernando Carrusca.
Antes de fechar o local, na segunda-feira de manhã, a Junta de Freguesia do Ameixial já tinha encerrado os grelhadores, que também eram muito procurados.
“É o primeiro ano em que somos obrigados a fechar o espelho de água e os grelhadores, mas a situação obrigou-nos a tomar estas decisões”, lamentou.
O local, de entrada gratuita, tem quase 100 metros quadrados, sendo rodeado por espaços verdes, local para crianças brincarem e um parque de merendas com grelhadores.
O espelho de água da Fonte da Seiceira, no Ameixial, foi a primeira obra nascida do orçamento participativo de Loulé nesta freguesia.
Leia também: Esta é a cidade mais recomendada para quem quer conhecer o Algarve pela primeira vez