A Fortaleza de Sagres recebeu, ontem, quinta-feira, a visita de 95 especialistas e investigadores vindos de Itália, do Egipto, da Palestina, da Espanha, do Líbano e de Portugal, integrados na “Magical Mistery Tour”, ligados à divulgação da Dieta Mediterrânica e que estarão no III Festival Internacional SlowMed, que tem lugar em Tavira a partir desta sexta-feira e até domingo.
Este certame tem como objectivo promover a comida saudável da zona do Mediterrâneo enquanto meio de diálogo e de aproximação cultural.
Na monumental Fortaleza de Sagres, o grupo apreciou o mágico pôr-do-sol com especial interesse, sendo depois recebido pelo presidente da Câmara Adelino Soares.
Seguiram-se momentos de degustação e apreciação de ostras, perceves, queijos de figo, vinhos e licores, elogiados por todos os presentes pela sua qualidade, sabor e excelência. Após uma breve abordagem de carácter histórico e cultural acerca da importância de Sagres no contexto do mundo mediterrânico e da importância do perceve enquanto aspecto cultural de Vila do Bispo, por parte do técnico Artur de Jesus, o grupo foi presenteado com algumas lembranças do concelho.
Entre a comitiva contavam-se chefs, film makers, nutricionistas, especialistas em comunicação, investigadores, consultores, coordenadores de projectos e outros convidados de seis países que durante os dias do Festival, a decorrer em Tavira debatem, aprofundam e promovem a Dieta Mediterrânica enquanto estilo de vida saudável, num vasto programa de actividades.
A iniciativa foi organizada pela “In Loco Association” e contou com o apoio da Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo – Costa Vicentina, da AquaSacrum, do Restaurante Eira do Mel (Vila do Bispo), do Restaurante “O Mexilhão” (Vila do Bispo), da Sociedade Agrícola Herdade dos Seromenhos, da Herdade das Romeiras, da Câmara de Vila do Bispo e da Direcção Regional de Cultura do Algarve.