O Autódromo do Estoril, que durante 13 anos acolheu o Grande Prémio de Portugal de motociclismo de velocidade, foi o palco da vitória pela margem mais curta de sempre no Mundial de MotoGP, em 2006.
Foram apenas dois milésimos de segundo que separaram o espanhol Toni Elias (Ducati) do italiano Valentino Rossi (Yamaha), que viria a perder o campeonato na prova seguinte, no circuito de Valência, para o norte-americano Nicky Hayden (Honda), precisamente por cinco pontos, os mesmos que perdeu no Estoril.
Mas a história do Grande Prémio de Portugal começa 19 anos antes, em 1987, quando se disputou a primeira edição, em Espanha, no circuito de Jarama, em Madrid. A categoria ‘rainha’ chegaria a solo nacional no ano 2000.
Dessa vez, foi o sul-africano Garry McCoy (Yamaha), conhecido como o rei das derrapagens, o primeiro a celebrar no Estoril. Valentino Rossi, apesar do desgosto sofrido em 2006 e de não apreciar o traçado do circuito cascalense, é o mais bem sucedido, com cinco triunfos, todos na classe rainha, a