O Pavilhão Municipal de Albufeira foi a casa escolhida para acolher o II Encontro Regional de Boccia, que contou com 18 equipas em representação de oito instituições, numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.
O evento reuniu, no passado dia 6, 18 equipas e 79 voluntários de diversas instituições, com o apoio da câmara local e do Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso (NECI).
A iniciativa integra o Calendário Regional de Desporto Adaptado, projecto cujos objectivos passam pela promoção da prática desportiva para pessoas com deficiência na região do Algarve, a preparação dos diversos agentes que intervêm directamente com este tipo de população e a criação de parcerias entre diferentes entidades, de forma a potenciar o desenvolvimento da acção.
Recorde-se que no plano internacional Portugal dá cartas nesta disciplina do desporto adaptado, que nesta segunda edição do encontro regional de praticantes reuniu voluntários provenientes do Clube Avó, banco de voluntários da Câmara de Albufeira e, na sua maioria, da Escola Básica Francisco Cabrita. Os voluntários colaboraram como ajudantes de campo e prestaram apoio em diversas actividades que contribuíram para o sucesso da acção.
“As provas decorreram num ambiente descontraído e cheio de entusiasmo”, revela a autarquia de Albufeira.
Os resultados
Ao final da manhã foram apurados os vencedores do encontro que deu o primeiro lugar aos “Iogurtes”, a equipa da Cercisiago, de Santiago do Cacém. A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira arrecadou o segundo lugar com a equipa “Os Tarzans”, do Lar de S. Vicente. O terceiro lugar foi atribuído à UIE da Escola Francisco Cabrita.
O II Encontro Regional de Boccia serviu, igualmente, para esclarecer algumas questões relacionadas com regras e regulamentos, bem como com os dispositivos móveis que permitem aos árbitros maior autonomia na cronometragem dos jogos.
Durante a tarde houve ainda tempo para uma aula de zumba, orientada pela professora Martina Reis.