A cidade de Loulé recebe a partir das 9.30 horas de hoje, terça-feira, o VIII Encontro de Partilhas de Práticas Educativas de Cidadania (ENPAR), organizado pela Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção de Serviços da Região Algarve, visando a promoção e valorização de práticas educativas das escolas da região.
Durante os três dias do encontro, que vai decorrer até quinta-feira no INUAF e na Cerca do Convento, vão ser partilhadas exposições, demonstrações, momentos culturais, comunicações e encontros de animação, com aquilo que de melhor se faz nas escolas e com outros agentes da comunidade educativa para todos os que o queiram visitar. Este ano, o encontro contará também com a participação do agrupamento de escolas de Sabóia (Baixo Alentejo).
Aproveitando a cidade de Loulé enquanto Cidade Educadora, a organização deste evento surge da parceria da DGESTE-DSRAL com o Município de Loulé e o Centro de Formação do Litoral à Serra. Mantendo o espírito de voluntariado e de partilha que caracteriza os participantes deste programa, o ENPAR assume-se uma vez mais como o pleno exercício de uma cidadania consciente, democrática e partilhada: professores, educadores, formadores, alunos de todos os níveis de ensino e outros agentes educativos, lado a lado, mostrando o ensino nas suas múltiplas perspectivas, de quem o dá e de quem o recebe.
Ao entrar na sua oitava edição, o que começou em 2009, como um concurso que pretendia premiar actividades realizadas nas escolas ligadas à Cidadania Democrática, seria a semente do que viria a ser o ENPAR, é em 2016 uma abordagem de cidadania muito mais abrangente e muito mais participada e enquadrada na vivência do conceito de desenvolvimento sustentável, culminando na partilha de momentos, actividades, conquistas vividas ao longo do ano nas escolas e noutras entidades educativas.
Plano de trabalho é subordinado às temáticas dos anos internacional e europeu
O programa ENPAR promove, assim, projectos, trabalhos e actividades já constantes nos projectos educativos das escolas e outros agentes educativos, valorizando e dando visibilidade ao que de bom se faz na região, através da partilha e disseminação de experiências educativas, numa perspectiva integradora com carácter transversal a todas as áreas curriculares da educação. Em cada ano, o plano de trabalho é subordinado às temáticas dos anos internacional e europeu, sendo que em 2016 o enfoque é no Entendimento Global e no Desenvolvimento, respectivamente. As temáticas fixas do ENPAR, “Viver a escola no séc. XXI, Diálogos Intergeracionais e Jovens empreendedores”, completam a diversidade de abordagens à grande temática central, que é a Cidadania Global.
O plano de acção do programa ENPAR para 2015/2016, engloba os subprojectos: 1.1. Movimento Diálogos durante o ano lectivo com a acção “Viver a terra em afectos”; 1.2. “Regresso às origens – as hortas” com a valorização do ano internacional das leguminosas; 1.3. Banco das Memórias – Testemunhos de vidas – contribuição para o plano de salvaguarda da memória de um povo “Usos e costumes” história oral e registo audiovisual sobre as temáticas ENPAR (todo o ano lectivo); 1.4 – Património Imaterial da Humanidade.
Mais informações em http://www.es-loule.edu.pt/cfp/moodle/course/view.php?id=150 ou a página de facebook https://www.facebook.com/encontropartilhas/