Há alguns anos, muito se escreveu na imprensa sobre o ucraniano a viver no nosso país que abriu um negócio de enlatar e vender ar de Portugal. A pequena lata vinha embrulhada em papel celofane transparente e encontrava-se à venda em algumas lojas de recordações e artigos turísticos. Cada embalagem custava três euros e as letras impressas diziam: “Ar abençoado de Fátima”.
Quase uma década depois, uma empresa italiana começa também a vender ar “100% autêntico” do Lago de Como. Uma vez que este é um dos pontos de passagem da maioria dos turistas que estão de visita à cidade italiana de Milão, Davide Abbaniale, em conjunto com outros colegas, decidiu começar a vender ar do Lago de Como.
Segundo o criador, trata-se de vender “uma recordação, uma emoção de uma viagem num dos lugares mais icónicos do mundo”.
Avança a RFM que a lata com ar do Lago de Como pode ser adquirida nas livrarias locais e custa 9,90 euros. Se estiver de passagem por Milão e por esta obra da natureza, em vez do clássico íman, pode sempre comprar esta nova recordação para poder respirar o ar do Lago de Como quando e onde quiser. Tal como diz o criador, isto não se trata de vender ar, mas sim uma experiência emocional.
O que se sabe é que as opiniões quanto a esta inovação estão bastante divididas. Enquanto uns consideram a ideia criativa, muitos defendem que o melhor sítio para cheirar o ar do Lago de Como é mesmo no próprio local.
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno