A Txirte, em conjunto com o Marketer criativo 2Gui, decidiram enviar uma encomenda a Boris Johnson, em modo de “resposta” pela ausência de Portugal na lista de países considerados seguros pelo governo britânico.
Explica a empresa de t-shirts souvenirs algarvia, em comunicado, que “dependente do seu público britânico o Algarve sofre com a sua falta, em especial o setor do turismo. Com a falta de resposta, com uma mensagem que traduzisse o sentimento daqueles que vivem do turismo, a Txirte decidiu ser ela mesma a escrever”.
Filipe Pimenta, CEO da Txirte, diz que “parece que o Estado está preso por correntes diplomáticas para falar francamente, mas nós não estamos, e sentimos que tínhamos que ser nós a dizer alguma coisa. E, já agora, aproveitar para dar a conhecer a nossa marca e nosso produto, que representa perfeitamente o Algarve.”.
Já Guilherme Costa, conhecido consultor de marketing, afirma que a dificuldade esteve na forma como essa mensagem seria dada e “o sentimento tinha de ser algo leve, simbólico, mas que não deixasse de traduzir todo o descontentamento dos profissionais desta área, que dependem do turismo para viver. Quisemos criar algo autêntico, mas que fosse essencialmente uma luva branca, mantendo a dignidade, mas afirmando a colaboração necessária para que tudo volte ao mínimo da normalidade.”
O vídeo já conta com mais de seis mil visualizações de 100 partilhas no Facebook.