A reunião do órgão consultivo do Presidente da República decorre da Constituição e impõe-se depois do pedido de exoneração de Alberto João Jardim e da confirmação de que o PSD Madeira não formará novo Governo sem uma ida às urnas.
Na sala, além do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, estarão a presidente da Assembleia da República, segunda figura do Estado, Assunção Esteves, o primeiro ministro Pedro Passos Coelho, o juiz conselheiro Joaquim de Sousa Ribeiro, presidente do Tribunal Constitucional, o provedor de Justiça Francisco de Faria Costa, Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores e os ex-presidentes da República Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.
Integram ainda a lista de conselheiros actual João Lobo Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza, Bagão Félix, Francisco Balsemão, Manuel Alegre, Marques Mendes e Luís Filipe Menezes. A reunião de hoje marca ainda o regresso à mesa de notáveis de Vítor Bento, regressado de uma passagem pela Administração do Novo Banco, sucessor do Banco Espírito Santo.
A reunião do Conselho de Estado, marcada para as 17 horas no Palácio de Belém, foi convocada na quinta-feira por Cavaco Silva, para debater “a situação política criada pela demissão do Governo Regional da Madeira”.
Nesse mesmo dia, o chefe de Estado ouviu os partidos com representação no parlamento madeirense para auscultar a sua opinião sobre a situação criada depois da apresentação, no dia 12 de Janeiro, do pedido de exoneração de Alberto João Jardim, que implicou a demissão de todo o executivo.
(com Agência Lusa)