José Apolinário é o candidato que o PS escolheu para disputar as eleições para a presidência da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR). O nome de António Ceia da Silva surge ligado à CCDR do Alentejo, mas não parece existir um consenso.
Tal como anunciou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, as eleições vão ocorrer em outubro. O colégio eleitoral é composto por autarcas da região, que estão, na sua maioria, ligados ao PS.
José Apolinário é atualmente coordenador regional do combate à covid-19 no Algarve e secretário do Estado das Pescas. Anteriormente, foi deputado e presidente da Câmara de Faro. Na região algarvia, não se adivinham entraves a esta eleição.
Já António Ceia da Silva é o atual presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo e terá sido o indicado por António Costa. Por essa razão, não merece consenso entre PS e PSD, tal como noticiou recentemente o Expresso.
Na região alentejana é possível verificar a forte presença de autarcas da CDU, que podem juntar-se a autarcas do PSD e a alguns eleitos do PS para apoiar uma candidatura independente de Roberto Grilo. A verdade, é que este apoio de membros do colégio eleitoral é obrigatório, para que possa haver uma candidatura independente à presidência da CCDR do Alentejo.
Segundo o Público, é possível que exista um acordo entre os dois maiores partidos, o PS e o PSD, que determina que as CCDR do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo ficarão na mão dos socialistas e as do Centro e Norte recaem para o PSD.
Os candidatos à presidência e à vice-presidência devem ser indicados por um partido com representação na região. No caso dos independentes, deve-se apresentar um processo de candidatura subscrito por 15% do colégio eleitoral composto por autarcas eleitos. Lembram as regras que o outro vice-presidente é escolhido pelo Governo, para garantir a paridade.
Pela primeira vez, não será o Governo a escolher o presidente das CCRD do Algarve e do Alentejo. A portaria que enquadra estas eleições determina que o colégio eleitoral é composto pelos presidentes das Câmaras, das Assembleias Municipais e das Juntas de Freguesia.
RELACIONADO:
CCDR: Bloco central garante eleição de Apolinário no Algarve
Eleições para as CCDR’s: Sobre o significado do 13 de outubro
Grupo de Montenegro em jantar antes do Conselho Nacional do PSD, com a “regionalização” na ementa
Proposta pelo Governo do PS, Elsa Cordeiro do PSD vai ser vice de Apolinário na CCDR
CCDR: Colégio de 485 autarcas elege novo presidente no Algarve
Conferência online “a nova CCDR e a descentralização”
CCDR: Eleições indiretas para dirigentes marcadas para 13 de outubro
CCDR: Eleição indireta é “verdadeira decisão no sentido de regionalizar” – especialista
CCDR: Diploma que prevê eleições indiretas para outubro foi publicado
Regionalização: a inutilidade da coisa – A opinião de Armando Ferrão
CCDR: Presidente promulga alterações ao diploma para eleições indiretas