Tem 97 anos e quatro meses, o ator que é neste momento o mais velho do mundo em cena. Subiu ao palco pela centésima vez no último fim de semana, no Centro Cultural Malaposta, com a peça onde partilha algumas histórias inéditas sobre a sua carreira profissional. A sessão foi celebrada com o público e contou com um espaço de perguntas e respostas, seguindo-se uma nova homenagem ao ator.
Ruy de Carvalho estreou-se como ator em 1940, com apenas 20 anos, e a sua carreira leva já oito décadas. Estreou-se profissionalmente em 1947, no Teatro Nacional, na comédia “Rapazes de Hoje”, de Roger Ferdinand e, a partir daí, começou a participar com regularidade em peças de teatro, assim como em projetos de televisão e cinema. O ator já arrecadou vários prémios, com destaque para a a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pela secretaria de Estado da Cultura em 1990.
Para além disso, o ator de 97 anos foi condecorado em 2012 com a a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, aquando da celebração das sete décadas de carreira. Agora, é através da peça “Ruy, a História Devida”, que Ruy de Carvalho “abre o coração e conta histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira”, tal como avança a sinopse. “Ao longo de cerca de uma hora, ninguém fica indiferente à sua faceta menos conhecida de contador de histórias”, sublinha ainda a sinopse.
Se quiser ver a peça “Ruy, uma História Devida”, saiba que poderá fazê-lo entre os dias 13 e 21 de julho, no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas. Embora algumas sessões estejam já esgotadas, pode verificar a disponibilidade da sala e adquirir os seus bilhetes no site da Bol. Os preços variam entre os 20 e os 25 euros.
Leia também: Há duas praias do Algarve que estão entre as mais perigosas de Portugal