Aqueles que escolhem o restaurante onde vão comer com base no valor calórico das refeições passam algumas dificuldades, uma vez que a oferta é vasta e as propostas são muito semelhantes. Tal acontece, por exemplo, quando lhe apetece comer um hambúrguer e quer escolher aquele que é mais saudável. Assim sendo, a NiT pediu a uma nutricionista para comparar o valor nutricional de um cheeseburguer do McDonald’s com o do hamburguer cheese do H3.
Cátia Gomes, nutricionista no Hospital Pedro Hispano, no Porto, começou por concluir que o cheeseburguer do McDonald’s tem muito menos calorias do que o hambúrguer cheese do H3. Enquanto o primeiro tem 306 calorias, o segundo tem 464 calorias. Para além deste detalhe, após a consulta das fichas nutricionais de ambos os hambúrgueres conclui-se que o do McDonald’s tem também menos sal e menos gordura, ao passo que o do H3 tem menos hidratos e mais proteína.
“Comparando assim à primeira vista, consideraria a opção do McDonald’s mais equilibrada, tendo em conta os principais hábitos de alimentação saudável, como o menor teor de sal”, refere a nutricionista à NiT. Ainda assim, a especialista alerta para a necessidade de determinar o impacto de determinado prato na dieta, para que a análise não fique demasiado superficial. Desta forma, Cátia Gomes aconselha a “analisar a origem dos ingredientes para melhor escolhermos qual a melhor opção”.
Perante este último parâmetro, o cheese do H3 sai beneficiado, uma vez que os ingredientes têm uma origem menos artificial. Deste modo, “o cheese parece-me ser uma opção nutricionalmente mais interessante e equilibrada”, assume a profissional de saúde. Mesmo assim, Cátia Gomes reforça a necessidade de a cadeia de restaurantes H3 apostar na redução do teor de sal para tornar os seus pratos mais saudáveis.
Leia também: Fica no Algarve e é uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal