A construção do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete, oficialmente denominado Aeroporto Luís de Camões, foi anunciada pelo primeiro-ministro Luís Montenegro. Contudo, esta não foi a única novidade: juntamente com a infraestrutura aeroportuária, o governo compromete-se a reforçar as ligações ferroviárias, nomeadamente para o Porto, Madrid e Vigo.
Localizado em Alcochete, na margem sul do rio Tejo, o Aeroporto Luís de Camões promete revolucionar a mobilidade na região. Este novo aeroporto surge como uma necessidade premente para aliviar a pressão sobre o atual Aeroporto Humberto Delgado e facilitar o crescimento económico e turístico de Lisboa e áreas circundantes.
Além da construção do novo aeroporto, Montenegro anunciou melhorias no Aeroporto Humberto Delgado, como nos conta o Zap.aeiou. Entre as novidades, está a construção de uma nova ponte sobre o Tejo, ligando Chelas ao Barreiro, facilitando o acesso à nova infraestrutura aeroportuária e melhorando a circulação na região metropolitana de Lisboa.
O grande destaque do anúncio do primeiro-ministro foi o plano para as novas ligações ferroviárias de alta velocidade. A Infraestruturas de Portugal foi mandatada para concluir os estudos da ligação Lisboa-Madrid, com o objetivo de permitir viagens entre as duas capitais em apenas três horas até 2034. Esta obra envolve a construção de uma nova linha até Évora, que se conectará à já quase concluída linha entre Évora e Elvas, seguindo até Madrid.
Até 2027, a ligação Lisboa-Madrid deverá estar operacional, permitindo viagens em seis horas. Contudo, a plena operação e a redução do tempo de viagem para três horas estão previstas para 2034.
Outra prioridade destacada é a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Porto, que reduzirá o tempo de viagem para apenas uma hora e 15 minutos. Daí, a extensão até Vigo acrescentará apenas 50 minutos, tornando a viagem entre estas cidades muito mais eficiente.
Segundo Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, existe um consenso entre Portugal e Espanha sobre a importância destas ligações ferroviárias. Ambas as nações atribuem o mesmo grau de prioridade à linha Lisboa-Madrid e à ligação Lisboa-Porto-Vigo, reconhecendo a importância de oferecer uma alternativa de transporte ferroviário competitiva com o avião.
Em Madrid, Paulo Rangel e José Manuel Albares, ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, reafirmaram a prioridade destas infraestruturas ferroviárias e rodoviárias, incluindo duas novas pontes internacionais sobre os rios Sever e Guadiana.
Embora nenhum dos ministros se tenha comprometido com um calendário específico, a vontade de avançar com estas obras é clara.
O anúncio de Luís Montenegro sobre o novo Aeroporto Luís de Camões em Alcochete é apenas o início de um ambicioso plano de melhorias na infraestrutura de transporte de Portugal. Com uma aposta significativa na alta velocidade ferroviária e na expansão da rede rodoviária, o governo português demonstra um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a modernização do país, alinhando-se com as necessidades de mobilidade do século XXI.
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