A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) inicia neste mês uma nova etapa no seu percurso, com Domingos Leitão como novo director executivo. Uma nova fase, que pretende dar continuidade ao que a SPEA tem vindo a fazer para a conservação das aves e dos seus habitats, sensibilização ambiental, promoção da ornitologia e na aposta de um desenvolvimento mais sustentável, nos seus 23 anos de trabalho.
Domingos Leitão nasceu em 1968, é doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa. É sócio-fundador da SPEA e actual director executivo, depois de ter desempenhado durante 14 anos os cargos de coordenador de projectos e coordenador do Departamento de Conservação Terrestre. Anteriormente trabalhou no Instituto da Conservação da Natureza, na Liga para a Protecção da Natureza e no Ministério da Educação. Na SPEA coordenou projectos LIFE, foi responsável pelos programas de monitorização das IBAs (Áreas Importantes para as Aves) e de aves terrestres, e por temáticas de conservação relacionadas com agricultura, caça e floresta. Esteve também envolvido no programa de actividades para os sócios e no desenvolvimento do Turismo Ornitológico em Portugal.
Nas palavras do novo director executivo da SPEA, “o desafio é enorme, mas conto com todos os sócios, técnicos, colaboradores e parceiros da SPEA, para trabalhar por mais resultados em prol das aves, do desenvolvimento sustentável e da nossa associação”.