O distrito de Faro está hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o distrito de Faro está sob aviso amarelo desde as 23 horas de terça-feira e até às 12 de hoje devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial no litoral.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu muito nublado, sendo por nuvens altas na região norte até ao início da manhã, períodos de chuva fraca na região centro, estendendo-se à região norte a partir do meio da manhã, e que será sob a forma de neve acima de 1000/1200 metros de altitude.
A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado nas terras altas da região centro até ao final da manhã, formação de geada nas regiões do interior, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima.
No sul prevê-se céu muito nublado, tornando-se pouco nublado para o final do dia, períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes no litoral e no Baixo Alentejo, onde podem ser por vezes acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo, e vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado no Algarve e nas terras altas.
Em Lisboa e em Leiria as temperaturas vão variar entre 7 e 14 graus Celsius, no Porto entre 7 e 12, em Vila Real entre 1 e 9, em Viseu entre 3 e 9, em Bragança entre -1 e 8, na Guarda entre 2 e 5, em Castelo Branco entre 5 e 11, em Évora entre 5 e 14, em Beja entre 6 e 15 e em Faro entre 10 e 15.
(Agência Lusa)