Em conjunto, estas empresas são responsáveis por 3 874 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 415 milhões de euros.
O estatuto PME Excelência 2019 foi conquistado pela 1ª vez nesta edição por 40 novas empresas em Faro. Ao longo dos 11 anos, desde que o Prémio foi criado, um total de 3 empresas nesta região (Faro) já obtiveram este estatuto mais de nove vezes.
A maioria das PME Excelência que se destacaram pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão, desenvolvem a sua atividade no setor do Turismo (40%) e no Comércio (34%) e são maioritariamente empresas de pequena dimensão (112), correspondendo a 80% do total. Já as empresas de média dimensão (18) representam 13% e as microempresas representam 7% deste universo (10).
Com um ativo líquido global superior a 304 milhões de euros, as PME Excelência 2019 do distrito de Faro apresentaram uma autonomia financeira média de 61% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios de 23%, tendo registado uma taxa de crescimento de 16% no volume de negócios.
Esta iniciativa do IAPMEI foi criada com o objetivo de premiar as PME nacionais, que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económico-financeiros e se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos.
Neste sentido, Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI, realça que “Para o IAPMEI e para o País, é um orgulho verificar o crescimento e notoriedade que este Estatuto tem vindo a conquistar, ao longo destes 10 anos, entre as empresas portuguesas. As PME Excelência são empresas financeiramente robustas, que apresentam um elevado padrão competitivo, assente em estratégias de inovação e internacionalização, e desempenham um papel de grande relevância ao nível do emprego, tal como do desenvolvimento local e regional.”