A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé vai receber no próximo dia 25, pelas 21 horas, mais uma sessão da iniciativa “Discursos Directos”, desta feita, com a presença da escritora Lídia Jorge, que será apresentada pelo reitor da Universidade do Algarve, António Branco.
Romancista e contista portuguesa, Lídia Jorge nasceu em 1946, em Boliqueime. Viveu os anos mais conturbados da Guerra Colonial em África.
Foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e integrou o Conselho Geral da Universidade do Algarve. O tema da mulher e da sua solidão é uma preocupação central da sua obra.
Nestes últimos anos, Lídia Jorge publicou ‘O Vento Assobiando nas Gruas’ (2002), romance que mereceu o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d’Escritas.
‘Combateremos a Sombra’, publicado em Portugal em 2007, recebeu em França o Prémio Michel Brisset 2008, atribuído pela Associação dos Psiquiatras Franceses. Com chancela da Editora Sextante, publicou em 2009, o livro de ensaios ‘Contrato Sentimental’, reflexão crítica sobre o futuro de Portugal. Seguiu-se-lhe o romance ‘A Noite das Mulheres Cantoras’ (2011) e, em Março de 2014, ‘Os Memoráveis’, o seu mais recente romance.
De forma a potenciar a deslocação da escritora, será realizada no mesmo dia, às 15.30, uma tertúlia no Colégio Internacional de Vilamoura.
Esta iniciativa está inserida nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.