Os velejadores Diogo e Pedro Costa subiram hoje ao terceiro lugar do Campeonato do Mundo da classe 470, que decorre em Vilamoura até ao próximo sábado.
Com esta classificação os irmãos Costa continuam a ser os mais bem posicionados para ocupar a única vaga olímpica ainda existente para os Jogos de Tóquio 2020, que está a ser discutida por seis países. No encalço dos portugueses estão os suíços (8º lugar) e dos húngaros (10º).
No topo da classificação a dupla sueca Anton Dahlberg e Fredrik Bergström conseguiu ascender ao 1º posto, relegando para 4º os espanhóis Jordi Xammar e Nicolas Rodriguez, até agora líderes da prova.
Os nórdicos estão agora mais perto do seu objetivo.
“É um sonho para nós sermos campeões. Foi um dia muito traiçoeiro e muito competitivo onde todos os erros contam e nós cometemo-los. Debatemos-mos com o vento fraco e foi difícil perceber para onde ele ia, mas somos bem sucedidos”, afirmou Anton Dahlberg.
Com o vento a diminuir de intensidade em relação aos últimos dias, a frota de 77 embarcações conseguiu realizar as 2 provas previstas, totalizando já 7 regatas.
A dupla russa Pavel Sozykin e Denis Gribanov subiu para o 2º posto, mantendo a ascensão na classificação.
Na competição feminina as espanholas Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina mantiveram o 1º lugar seguidas das francesas Camille Lecointre e Aloïse Retornaz, atuais campeãs da Europa, agora na 2º posição. As holandesas Afrodite Zegers e Lobke Berkhout subiram ao 3º lugar da competição.
Também na frota feminina se procura preencher a única vaga olímpica ainda disponível. Até ao momento a Turquia é a melhor colocada, seguida da Rússia e da Ucrânia.
Na competição mista a dupla inglesa Amy Seabright e James Taylor lidera, seguida dos israelitas Gil Cohen e Noam Homri e os norte-americanos Louisa Nordstrom e Trevor Bornarth fecham o pódio.
As tripulações mistas serão o futuro da classe 470 e o formato exclusivo a ser adotado depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
No segundo dia do Campeonato da Europa de classe RS:X, modalidade olímpica do windsurf, deu-se uma total reviravolta na classificação liderada agora pelo israelita Ofek Elimelech vencedor de 2 das 3 regatas do dia.
O 2º lugar é ocupado agora pelo italiano Mattia Camboni seguido do compatriota Carlo Ciabatti.
Na competição feminina a francesa Charline Picon, atual campeã europeia, mostrou que está disposta a revalidar o título ao vencer as 3 regatas do dia, depois de ter terminado a única regata de ontem em 11º.
O 2º lugar está agora entregue à polaca Zofia Noceti Klepacka que trocou de posição com a italiana Giorgia Speciale agora em 3º.