Hoje é dia de eclipse total do sol que vai poder ser visto em pleno nas Ilhas Faroé e que no caso do Algarve atingirá o seu máximo – embora não total – às 8.59 horas, depois de ter o início marcado para as 7.58 horas e o termo do fenómeno previsto para as 10.06 horas.
No Algarve a obscuridade atingirá cerca de 62,3% e a localização mais privilegiada para ver o eclipse por terras nacionais serão as ilhas dos Açores.
Trata-se de um evento astronómico raro que se verifica quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, lançando uma sombra do satélite terrestre sobre a superfície da Terra. Ocorre uma vez a cada três séculos para cada localização geográfica do globo terrestre.
O céu nublado previsto para a manhã de hoje pode retirar espectacularidade ao fenómeno por terras algarvias, mas não desanime porque esta sexta-feira poderá ainda ver uma superlua.
O satélite natural da Terra atinge o perigeu, ponto em que ela fica mais próxima da Terra devido a órbita elíptica de descreve em torno do planeta e será por isso imensa.
Ainda a marcar o dia de hoje temos o equinócio que tem hora marcada 22.45 e assinala o início do outono, no hemisfério Sul, e da primavera, no Norte.
Assim hoje a noite e o dia têm exactamente a mesma duração, isto porque no equinócio o Sol cruza directamente a linha do equador.
Todo o cuidado é pouco quando se trata de observar um eclipse pelo que o Observatório Astronómico de Lisboa alerta através de um vídeo para os cuidados a ter (VER). Na página do observatório pode ainda ver o avanço do eclipse em tempo real e com toda a segurança (VER).