Portimão assinala no próximo dia 11 o 91º aniversário da elevação a cidade, que este ano se assume como uma ocasião por excelência para sentir novas vivências e dar voz àqueles que vieram de outras paragens e fizeram de Portimão a sua casa.
O programa de actividades que, entre o dia 4 e o dia 12, assinalará a efeméride, pretende celebrar Portimão na sua diversidade cultural e capacidade de acolher não só quem chega de novo, mas também as novas gerações de atletas, músicos, escritores e artistas que engradecem a cidade com os seus talentos e feitos.
Imigrantes oriundos de Angola, Brasil, Irão, Rússia e China, actualmente residentes em Portimão foram convidados a participar activamente na Sessão Solene do Dia da Cidade, agendada para as 11 horas do dia 11, partilhando nesta ocasião, as suas experiências de vida e a forma como se integraram na sociedade portimonense.
“Migrações e Desenvolvimento – uma perspectiva local” será tema para um debate agendado para próximo sábado, pelas 15.30 horas, no auditório do Museu de Portimão, que contará com a participação de personalidades locais com diferentes perspectivas sobre a temática da migração, nomeadamente: Mostafa Zefri (professor doutor, Universidade do ISMAT); padre Frederico Lemos (Jesuíta); Luís Sérgio Miranda (comandante da Esquadra de Investigação Criminal, Subcomissário); Arnaldo Moreira (inspector coordenador do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras); Ludmila Moghilevscaia (C.A.P.E.L.A. Centro de Apoio à População Emigrante de leste e Amigos); Jorge Mutombene (All Mozmabi – Associação Cultural e Recreativa de Moçambicanos e amigos de Moçambique); Hélder Gonçalves (professor coordenador do Projecto “Português para Todos” da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes). A moderação deste debate estará a cargo de Pedro Cantinho Pereira (professor doutor do ISMAT) e terão ainda lugar momentos culturais com a participação de Jaír Baptista (Música brasileira) e da Associação de Capoeira do Distrito de Faro – Grupo Revolução.
Ainda no âmbito da temática das migrações, no domingo, pelas 18 horas é lançado o convite para o visionamento do filme “Mediterranea”, que aborda o tema actual e polémico da travessia do Mediterrâneo pelos imigrantes em busca de segurança e de liberdade, com entrada gratuita, nos Cinemas de Portimão – Algarcine. Este é o primeiro filme do jovem realizador Jonas Carpignano, finalista do Prémio Lux atribuído pelo Parlamento Europeu para promover o cinema.
Por ocasião das Comemorações do Dia da Cidade, no dia 8 de Dezembro, o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão abre as suas portas, em ambiente de festa e espírito desportivo, para homenagear os campeões portimonenses que se destacaram ao longo da última época em inúmeras modalidades, na tradicional Gala do Desporto com início marcado para as 17 horas. Recorde-se que este equipamento municipal construído em 1983 foi objecto de um processo de profunda requalificação, com início em 2010 e que, após 4 anos de obra parada, foi em 2015 retomada.
Com abertura prevista para o início de 2016, após instalação dos equipamentos necessários à prática desportiva cujo processo de aquisição se encontra em curso, este “novo” pavilhão permitirá voltar a trazer para o centro da cidade uma forte dinâmica desportiva, num edifício mais amplo, moderno e amigo do ambiente.
Programa das comemorações do Dia da Cidade
O Dia da Cidade, a título oficial, tem início às 9 horas, frente aos Paços do Concelho com o tradicional Hastear da Bandeira que conta com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e da Sociedade Columbófila de Portimão, da PSP, GNR e PM – Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve.
E porque o Mercado da Avenida S. João de Deus comemora o 8º aniversário, às 10 horas haverá bolo de aniversário, confeccionado e servido pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, acompanhado por uma prova de gin e licores a cargo da empresa Paixão Bartender; nesta ocasião será ainda inaugurada uma exposição de fotografia com imagens exclusivas da cidade de Portimão, pela Grandangular.
Segue-se a Sessão Solene pelas 11 horas, nos Paços do Concelho, onde terão lugar as intervenções oficiais do Presidente da Assembleia Municipal e da Presidente de Câmara e também as intervenções de cinco imigrantes residentes em Portimão, estando os momentos musicais a cargo dos alunos do Curso Profissional Instrumentista de Cordas e Teclas do 10.ºA –-NOPA (Naipe de orquestra e práticas de acompanhamento) acompanhados pelo professor Gonçalo Duarte.
A 1ª Mostra de Cinema Independente de Portimão – Made In Portimão acontece pelas 18 horas, nos Cinemas de Portimão – Algarcine, onde serão exibidas quatro curtas-metragens: Virtual, Contrastres, Processo 3409 e Até ao Fim, com entrada gratuita.
“Made In Portimão” é uma organização da GaZól Filmes que nasceu em 2013, pelas mãos de três amigos que se conheceram no decorrer do curso de Realização da etic_algarve onde se formaram. Lançaram-se posteriormente no ramo do audiovisual, tendo realizado até à data espetáculos ao vivo, cobertura de eventos, vídeos promocionais, vídeoclips, documentários e curtas-metragens (https://www.facebook.com/gazolfilmes).