Não é perto do mar que se encontra a cidade que já foi a capital do Algarve, mas, de carro ou de comboio, o tempo de viagem entre esta cidade e Portimão é muito curto. Assim sendo, se quiser fugir à confusão das praias durante umas horas, pode sempre aproveitar para fazer uma visita a Silves. No século XVI, Silves perdeu o título de capital do Algarve para a cidade de Faro, mas hoje é a capital da laranja devido à sua longa tradição na produção e cultivo desta fruta.
Uma passagem em Silves implica sempre uma visita ao castelo, o ícone da cidade. Este foi construído pelos árabes no século XI em Grés de Silves, a pedra vermelha, e é considerado o mais belo exemplo da arquitetura militar islâmica de Portugal. Para além de estar classificado como Monumento Nacional, este é o maior castelo do Algarve e o segundo monumento mais visitado da região, a seguir à fortaleza de sagres.
Era dentro deste castelo que se escondiam os árabes, no dia em que, através do rio Arade, uma frota de cruzados que rumava a Jerusalém se juntou aos portugueses que se preparavam para expulsar os muçulmanos da cidade. Saiba que ao entrar no castelo terá oportunidade de percorrer as suas muralhas e descobrir que naquele local também já existira uma fortificação romana, tal como avança o site Visit Portugal.
Durante o seu passeio pelo centro histórico de Silves não deixe de parar para comer uma laranja ou para beber um sumo feito com esta fruta espremida, já que a cidade é conhecida como a capital da laranja. Este reconhecimento deve-se à longa tradição na produção e cultivo de laranjas, já que a região conta com solos férteis e condições climáticas favoráveis, dois fatores essenciais para a qualidade das laranjas produzidas.
Leia também: Conheça os locais das novas câmaras instaladas em Faro que permitem aplicar multas rodoviárias