É no Triângulo Dourado do Algarve que se encontram as propriedades com os preços mais altos da região. Está entre os destinos de férias preferidos dos multimilionários e concentra cerca de 250 residentes e proprietários de segunda habitação. Vilamoura, Quinta do Lago e Vale do Lobo são os três vértices do Triângulo Dourado.
Vilamoura caracteriza-se por ser “moderna, animada e sofisticada”, segundo o site Visit Portugal e, se as suas praias são acessíveis a qualquer pessoa, o mesmo não se pode dizer sobre os restaurantes, bares e hotéis, que tornam Vilamoura num dos destinos mais caros do país. A sua marina é também a maior de Portugal, ao contar com 825 postos de amarração.
Esta localidade é hoje um empreendimento turístico que foi sendo construído a partir dos anos 70 do século passado, contudo, aqui também há muita história, que pode ser conhecida através de uma visita ao Museu do Cerro da Vila, que se encontra junto à estrada que dá acesso á Praia da Falésia.
A Quinta do Lago integra também o Triângulo Dourado e, tal como o nome da região indica, os empreendimentos turísticos que lhe dão forma foram sendo construídos à volta de um lago. Esta localidade situa-se perto de Faro e pode inclusivamente aceder à mesma a partir de um trilho que começa junto ao aeroporto da capital do Algarve e que o encaminha até á Praia da Quinta do Lago. De salientar que esta zona do Algarve é muito procurada para a prática de golfe.
Por fim, Vale do Lobo é o terceiro vértice do Triângulo Dourado. À semelhança do que acontece com Vilamoura e a Quinta do Lago, também o aldeamento de Vale do Lobo foi sendo construído entre as décadas de 60 e 90 do século passado e conta com grandes vivendas de milionários nacionais e internacionais. Este aldeamento destaca-se pela sua praia, que surge rodeada de falésias de tons avermelhados, palmeiras e pinheiros.
Leia também: Época balnear vai ter mais seis praias vigiadas