Muitos condutores não sabem que países é que dão como válida a carta de condução portuguesa. Saiba agora mais sobre este assunto.
Segundo a Lei Internacional de Condução. Uma carta de condução emitida na União Europeia (UE) é válida em todos os países da UE, ou seja a carta de condução portuguesa está incluída aqui.
De acordo com a mesma lei, a carta de condução portuguesa também é válida nos países que pertencem ao Espaço Económico Europeu.
Países da UE:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Bulgária;
- Chipre;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovénia;
- Espanha;
- Estónia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Irlanda;
- Itália;
- Letónia;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Países Baixos;
- Polónia;
- Portugal;
- República Checa;
- Roménia;
- Suécia.
Há que acrescentar a estes países da UE, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega como países onde a carta de condução portuguesa é válida, uma vez que pertencem ao Espaço Económico Europeu.
Já fora da UE e destes três países, a carta de condução portuguesa é válida em alguns países um pouco por todo o mundo devido aos acordos de reciprocidade.
Este regime reconhece a autenticidade da carta de condução portuguesa, desde que Portugal reconheça a validade das cartas de condução emitidas pelos países que participaram no acordo.
Estes são os países com os quais Portugal estabeleceu acordos de reciprocidade:
- Andorra;
- Angola;
- Brasil;
- Estados Unidos da América;
- Emirados Árabes Unidos;
- Marrocos;
- Moçambique;
- Região Administrativa Especial de Macau;
- São Tomé e Príncipe;
- Suíça.
Se for viajar para algum país que não tenha sido mencionado neste artigo, o título de condução português poderá não ser válido. É sempre importante consultar este tipo de informações antes de viajar.
O que poderá fazer é pedir a emissão da Licença Internacional de Condução (LIC). A LIC pode ser emitida pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) e pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP).
Há, no entanto, países que não aceitam a LIC, tais como a China, Coreia do Norte e Etiópia, pelo que confira sempre antes de viajar.
A licença é válida por um ano, no entanto, se a carta de condução associada estiver prestes a expirar, o período de validade da LIC será ajustado de acordo com a sua data de caducidade.
Leia também: Aprenda a detectar se um carro tem os quilómetros alterados e evite ser burlado