Para chegar a esta ilha do Algarve basta apanhar um barco e no espaço de 15 minutos está a desembarcar na ilha que é várias vezes comparada às Caraíbas e às Maldivas, mas que mostra ser bem diferente de ambas. Ali não existem carros, nem hotéis, pelo que só poderá pernoitar na ilha se alugar uma casa ou se decidir dormir num dos bungalows do parque de campismo que se encontra a cerca de 200 metros da praia.
A ilha da Armona pertence ao concelho de Olhão e tem cerca de 10 quilómetros de extensão. Numa ponta está a Praia da Armona, na outra está a Praia da Fuseta. Ainda assim, apenas existem casas no lado da Armona e é lá que se encontra o Parque de Campismo Orbitur, onde pode dormir entre os meses de março e outubro. Tanto pode reservar um bungalow para duas pessoas, como pode optar por selecionar um para quatro pessoas ou até para cinco.
Os preços variam consoante o mês em que reservar e podem ir desde os 86 euros por noite (no caso de um bungalow para duas pessoas nos meses de março e outubro) até aos 175 euros (no caso de um bungalow para cinco pessoas no mês de agosto). O espaço dispõe também de parque infantil e de um campo de jogos.
Uma vez na ilha da Armona, fazer praia é uma das atividades obrigatórias. Tanto pode optar por estender a toalha no areal junto à Ria Formosa, onde as águas são mais tranquilas, como junto ao mar. Nos meses de verão o mar costuma estar calmo, no entanto, no inverno verifica-se alguma agitação marítima. A ilha dispõe também de mercearias e restaurantes, onde o principal destaque vai para o peixe, nomeadamente a sardinha e a dourada.
Leia também: Conheça o passadiço do Algarve que tem uma ponte suspensa