O Palácio de Estói, hoje convertido a Pousada de Portugal, é um dos mais famosos do Algarve, no entanto, há um outro palácio que vive da curiosidade de a sua construção ter demorado mais de 100 anos. Na verdade, a primeira pedra foi colocada em meados do ano de 1760 e a última em 1875, o que significa que o projeto precisou de 115 anos para ficar concluído.
Há quem venha a Loulé para ver o castelo, frequentar o Mercado Municipal ou até mesmo para provar os tradicionais folhados da cidade. Ainda assim, aqueles que se debruçarem um pouco mais sobre o património que ali existe, irão descobrir o palácio que hoje é a sede do Loulé Criativo. Foi mandado construir por Manuel Gama Lobo e é por isso que este edifício é conhecido como o Palácio Gama Lobo.
Na fachada, acima do portal, observa-se o Brasão de Armas da família Lobo, constituído pelo elmo e por um conjunto de seis lobos voltados para o lado direito. De salientar que o palácio passou para as mãos da Câmara Municipal de Loulé em 1984 e foi alvo de grandes obras de reabilitação entre 2017 e 2019. Na década de 30 do século passado, o Palácio Gama Lobo foi também ocupado por jesuítas espanhóis fugidos à Guerra Civil que opunha republicanos a nacionalistas.
Atualmente o edifício é a sede do Loulé Criativo, um projeto que, segundo o site Visit Loulé, “aposta na valorização da identidade local, promove a cultura e património na sua relação com o contemporâneo” e dinamiza atividades, exposições e residências criativas. Tanto as exposições como o palácio encontram-se abertos ao público de segunda-feira a sábado.
Leia também: Conheça a praia algarvia que tem nascentes de água doce à beira mar