A instabilidade dos preços dos combustíveis tem levado muitos condutores a substituir os seus veículos por carros elétricos. Entre as desvantagens dos elétricos está o preço de aquisição, assim como a reduzida autonomia, quando comprada com os veículos ditos “tradicionais”. No entanto, a eletricidade sai mais barata do que qualquer combustível, para além de existirem outras vantagens que muitos desconhecem, uma delas associada ao pagamento de parquímetro.
Em primeiro lugar, os elétricos estão isentos do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) e do Imposto Sobre Veículo (ISV). A estas duas vantagens junta-se uma terceira, que consiste na isenção ou redução dos valores de parquímetro, em algumas zonas do país que estão a incentivar o desenvolvimento da mobilidade elétrica. Assim, comprar um veículo elétrico é a solução para ficar isento do pagamento de alguns parquímetros.
Lisboa é uma das cidades que permite aos veículos elétricos o não pagamento de estacionamento nos lugares determinados pela Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL). De qualquer forma, para ficar dispensado do pagamento de parquímetros terá de possuir um dístico verde, que tem o custo anual de 12 euros.
Segundo avança a Hyundai, este dístico permite o estacionamento de veículos elétricos em todas as Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, nos lugares tarifados, sem haver lugar ao pagamento da tarifa de estacionamento e sem limite de tempo. No entanto, existem outras zonas do país onde os veículos elétricos não têm de pagar parquímetro, desde que disponham do dístico azul, que identifica a viatura como sendo elétrica.
Os municípios de Beja, Guimarães, Mirandela, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Póvoa do Varzim, Setúbal e Ribeira Brava são os que isentam os veículos elétricos do pagamento de parquímetro. Por outro lado, o município do Funchal oferece apenas um desconto de 50% no estacionamento aos residentes com carro elétrico. O município do Porto também oferece um desconto de 15% na avença mensal em parques de estacionamento municipais.
Para já, nenhum município do Algarve está a incentivar a mobilidade elétrica através deste benefício ao nível do estacionamento.
Leia também: Este novo equipamento do Lidl ajuda-o a poupar até 50% na fatura da água e custa apenas 2,99€