Com o verão a aproximar-se rapidamente, a escolha do destino para as férias ou para os fins de semana mais quentes começa a ganhar importância. As praias portuguesas surgem como uma excelente opção, especialmente aquelas que a organização ambientalista ZERO classificou como “Zero Poluição”.
Mas o que significa, afinal, uma praia Zero Poluição? De acordo com a ZERO, estas são praias onde não foi detectada qualquer contaminação microbiológica nas análises realizadas às suas águas ao longo das três últimas épocas balneares.
Aumenta o Número de Praias Zero Poluição
Este ano, há boas notícias para os amantes do mar: há mais cinco praias Zero Poluição do que em 2023. Embora 19 tenham saído da lista, 24 novas foram adicionadas, perfazendo um total de 59. Estas representam, contudo, apenas 9% do total das 664 águas balneares existentes em Portugal.
Para que uma praia se mantenha nesta prestigiada lista, é crucial que nenhuma análise detecte a presença de micro-organismos, o que garante uma qualidade de água “excelente” ao abrigo da legislação vigente.
Destaques Regionais
A Região Autónoma dos Açores é a grande vencedora, com 21 classificadas como Zero Poluição, correspondendo a mais de um terço do total. Este ano, pela primeira vez, a lista inclui também duas praias interiores: Santa Clara, em Odemira, e Devesa, no Sabugal.
Nove municípios passaram a ter pelo menos uma praia Zero Poluição: Calheta, Lajes do Pico, Leiria, Machico, Pombal, Ponta Delgada, Povoação, Sabugal e Santa Cruz da Graciosa.
Infelizmente, Albufeira viu todas as suas seis praias Zero Poluição retiradas da lista de 2024, apesar de ter 25 praias que deverão receber a classificação de “excelente” em termos de qualidade de água. Pode ver a lista aqui.
Escolher uma das 59 praias Zero Poluição é garantir não só momentos de lazer, mas também a tranquilidade de estar num local com águas de qualidade inquestionável. À medida que planeia as suas férias, considere estas praias como destinos de excelência, onde a preservação ambiental e a segurança dos banhistas são prioritárias.
Leia também: Esta foi a primeira pastelaria a vender bolas de Berlim nas praias do Algarve