Quando se trata de levantar dinheiro numa caixa automática, é importante saber se está a utilizar um ATM, Multibanco ou Euronet. Embora os três termos sejam comuns em Portugal, não são sinónimos, e a confusão entre eles pode resultar em comissões extra. Conheça agora as diferenças e evite pagar comissões desnecessárias.
Em termos gerais, o ATM (Automatic Teller Machine) é o nome genérico dado a um equipamento que proporciona acesso a serviços bancários sem a necessidade de intervenção humana.
Portanto, quando se dirige a uma caixa automática para levantar dinheiro, está a utilizar um ATM.
Mas de onde vem o famoso nome “Multibanco”? Este é o termo usado para descrever os ATMs pertencentes à rede operada pela portuguesa SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços).
A SIBS foi a única entidade gestora de ATMs em Portugal desde 1985 (ano em que as primeiras caixas automáticas foram instaladas) até 2015, quando uma nova alternativa aos Multibancos entrou no mercado nacional: a Euronet.
Portanto, ao levantar dinheiro numa caixa automática, está a utilizar um ATM que pode ser um Multibanco (rede SIBS) ou um equipamento da rede Euronet. Alternativamente, pode aceder ao ATM Express, uma marca também gerida pela SIBS.
Mas existem diferenças entre as redes de ATM disponíveis? Qual é a melhor opção? Vamos explorar os detalhes, com a ajuda da informação partilhada pelo MoneyLab.
MULTIBANCO – SIBS
A rede Multibanco da SIBS está disponível exclusivamente em Portugal, em cinco idiomas diferentes, e aceita diversos cartões de marcas nacionais e internacionais. Permite a realização de mais de 60 operações, desde as mais comuns, como levantamentos e consultas de saldo, até funcionalidades como pagamento de transportes, portagens, carregamento de telemóveis ou doações solidárias.
O elevado número de operações é uma das vantagens distintivas da rede Multibanco. Além disso, não são cobradas comissões pelos levantamentos.
Ao levantar dinheiro num Multibanco e usar um cartão nacional misto (que inclui débito e crédito), a operação é assumida por defeito como débito. Portanto, não serão cobradas quaisquer comissões pela operação. Em Portugal, as instituições estão proibidas de cobrar comissões pelo levantamento em débito.
EURONET
Na rede de ATMs da Euronet, as características são um pouco diferentes. As operações disponíveis são muito mais limitadas do que num Multibanco, e o levantamento de dinheiro é a principal funcionalidade utilizada.
Além disso, tenha em mente que poderá estar sujeito ao pagamento de comissões pelo levantamento, mesmo ao utilizar um cartão nacional. Ao contrário do Multibanco, uma vez que a Euronet não tem acesso à rede nacional da SIBS, os ATMs Euronet assumem a função de crédito nos cartões mistos (e não de débito).
Neste tipo de cartões, o levantamento de dinheiro na Euronet acarreta comissões cobradas pelo banco emissor do cartão. Isso ocorre porque a operação, assumida como crédito, é vista como um adiantamento de dinheiro (cash advance), mesmo que o saldo esteja disponível na conta. É semelhante a utilizar o cartão no estrangeiro.
No caso de cartões nacionais exclusivamente de débito (sem funcionalidades de crédito), não serão cobradas taxas pelo levantamento de dinheiro nos ATMs Euronet.
Como saber se o seu cartão é misto ou simples?
Quando contrata o cartão, o seu banco informa-o sobre as marcas de pagamento disponíveis. Se tiver dúvidas, pode contactar o seu banco para obter esclarecimentos detalhados.
As marcas de débito incluem, por exemplo, Multibanco, Visa Electron e Maestro. Já as marcas de crédito incluem, por exemplo, Visa, MasterCard e American Express.
ATM EXPRESS – SIBS
Esta rede, também gerida pela SIBS, é principalmente direcionada para clientes estrangeiros e tem ATMs localizados em áreas turísticas. Oferece operações muito mais limitadas do que um Multibanco, focando-se principalmente no levantamento de dinheiro (com ou sem apresentação do câmbio da operação).
Como os ATMs Express têm acesso à rede SIBS, não se colocam questões sobre comissões de levantamento com cartões nacionais. Ao levantar dinheiro com um cartão nacional misto, a caixa automática assume a operação como débito por defeito, e não serão cobradas taxas pelo banco.
Leia também: Já não guarda as faturas do IRS? Saiba que ainda tem de o fazer nestas situações