Frequentar as praias da ilha de Tavira implica conhecer a sua história, já que esta se encontra à vista de todos os que por ali passam. Se a Praia da Terra Estreita deve o seu nome ao facto de se encontrar na zona mais estreita da ilha, o cemitério de âncoras que se vê na Praia do Barril leva-nos a recordar o passado do Algarve ligado à pesca do atum.
Ainda assim, existe uma outra praia na ilha de Tavira, cuja história poucos conhecem e à qual pode ser difícil de aceder. É que para chegar à Praia do Homem Nu é necessário atravessar a pé ou de comboio o trilho que assegura a ligação entre Pedras del Rey e o Barril, sendo que depois é necessário percorrer a pé cerca de um quilómetro, à beira mar. Uma vez na Praia do Homem Nu, irá deparar-se com uma pequena lagoa que se encontra no meio do areal.
Diz-se que a origem do nome desta praia que se estende por mais de quatro quilómetros terá estado num naufrágio, do qual sobreviveu apenas uma pessoa que conseguiu chegar a nado ao areal. Ainda assim, o único sobrevivente estava nu quando chegou à praia, daí a referência ao homem nu no nome da mesma.
Embora não se saiba se é por causa do nome, ou pelo facto de estar isolada no lado poente da ilha de Tavira, a verdade é que este areal se tornou num destino de naturistas na década de 1980 e foi oficialmente declarada uma praia naturista, em 2004, segundo a informação avançada pelo Algarve Portugal Tourism.
Note-se que em Portugal existem apenas nove praias destinadas por lei à prática do naturismo e há mais uma no Algarve para além da do Homem Nu. Trata-se da Praia da Barreta, na ilha Deserta, em Faro.
Leia também: Conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis