O paleontólogo Octávio Mendes é o próximo convidado do Ciclo “Horizontes do Futuro”, que vai ter lugar na próximo dia 19, pelas 21.30 horas, no Salão Nobre da Câmara de Loulé.
A descoberta recente de um novo anfíbio gigante de Loulé, o Metoposaurus algarvensis, dá o mote para uma conversa sobre os achados de paleontologia de vertebrados no Algarve, desde dinossauros até crocodilomorfos gigantes, de tubarões a misteriosos fitossauros, do Triásico ao Neogénico.
Nascido em 1975, Octávio Mateus é professor de Paleontologia na Universidade Nova de Lisboa.
É licenciado em Biologia pela Universidade de Évora, com o Doutoramento em Paleontologia pela Universidade Nova de Lisboa. O seu principal tema de interesse é a paleontologia de dinossauros, sobretudo do Jurássico de Portugal, mas também aborda outros répteis.
É autor ou coautor de mais de 100 publicações desde 1997 (incluindo capítulos de livros, artigos e resumos de conferências). Desde 1991 que participa e organiza em escavações de dinossauros em Portugal, sobretudo em colaboração com o Museu da Lourinhã, conhecido pela sua importante colecção de dinossauros.
Em Angola descobriu o primeiro dinossauro desse país no âmbito do Projecto PaleoAngola. O seu interesse por dinossauros já o levou a realizar escavações nos Estados Unidos, Brasil, Gronelândia, Laos, Tunísia, Moçambique, Mongólia, Marrocos e Angola.