Os Presidentes da Câmara, cujos territórios do seus concelhos constituem o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, estiveram reunidos devido ao aniversário dos 32 anos do Parque Natural, em julho, onde discutiram e fizeram um balanço deste período.
Da reunião, foi concluído que deve haver o dever de conservação da natureza e a biodiversidade, uma vez que esta continua a ser a grande mais valia para esta região. Contudo, são grandes os desafios que são colocados a esta região do país, onde o Parque Natural, que sofrido uma enorme pressão. Explica a autarquia de Aljezur que “as várias atividades económicas, como o turismo, a agricultura, a pesca, entre outras atividades, começam a colocar em causa algum do equilíbrio que é defendido e necessário, para que esta continue a ser uma das paragens mais preservadas do País e da Europa, sendo o desafio enorme para manter o equilíbrio e a necessidade de valorização das atividades tradicionais”.
Em comunicado, a câmara municipal refere ainda que “foram abordadas as necessidades de investimento, nas mais diversas áreas, agora que os problemas e desafios, tendem a agravar-se, devido à procura destas paragens, cada vez mais apetecidas, para investimentos na agricultura, turismo, entre outros. Acentua-se a urgência, por parte do estado central, em investir e olhar para estes territórios, que pelas suas caraterísticas únicas, em termos de biodiversidade, há muitos anos que anseiam e esperam vários investimentos, em serviços públicos, em equipamentos e infraestruturas”.
Foram abordados os temas que estavam em agenda, a Cogestão do PNSACV, o Campismo e Caravanismo, o Perímetro de Rega do Mira e ainda a situação da revisão do Plano do Parque Natural e a sua passagem a programa, que é uma urgência, pois assiste-se a um plano completamente desajustado á realidade e à exigência dos nossos dias.
Da reunião, assumiram os Presidentes de Câmara, com os dois Secretários de Estado, dar passos concretos para preparar e assumir a Cogestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, foram discutidas ações conjuntas para combater a matéria do autocaravanismo e campismo selvagem, os desafios colocados no âmbito do Perímetro de Rega do Mira, assim como a necessidade da revisão do Plano do PNSACV, que urge a sua rápida concretização.
Participou do encontro José Alberto Guerreiro, Adelino Soares e José Gonçalves, com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino e com o Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. Estava ainda presente o presidente do ICNF, Nuno Banza, e o diretor Regional do ICNF, Castelão Rodrigues. Participaram ainda na reunião os Vereadores António Carvalho e Pedro Ramos, assim como a Chefe de serviços do ICNF, Teresa Leonardo.